Networking para freelancers em tempo de pandemia

Networking para freelancers em tempo de pandemia

Essa palavrinha networking, é muito comum em áreas de vendas e marketing não é mesmo?
E para aquele grupo de profissionais que são executores e ainda precisam prospectar clientes?

Fui convidada para falar sobre o tema no Podcast Jornada Freelancer, destacando a importância de se criar conexões e gerir relacionamentos.

A pergunta que faço. Você pratica networking? Sabia que isso é uma técnica? Que ainda possui método para transformar relacionamento em novos clientes? Aqueles que se dizem intimista, tímidos podem aproveitar as dicas e criar uma cartilha de itens importantes à treinar e transformar seu faturamento.

Inclusive, caso queira escutar as explicações no podcast que gravei a convite do Jornada Freelancer, ique no link abaixo e escute através do Spotify.


Utilize essa ferramenta para avisar seus clientes ou potenciais clientes sobre novidades do segmento que atua, lembre-se que informar sobre questões relevantes para o negócio dele é fundamental.

Crie catálogos sobre todos os seus segmentos de produtos e ou serviços, crie o link.

Use e abuse dos Stories do WhatsApp, ele é a rede que mais pessoas ficam conectadas, e aguça a curiosidade mostrar o seu dia a dia nessa área tão nobre da rede social, esse formato descontraído abre possibilidade de iniciar uma conversa.

Procure a rede social que o seu consumidor está!

Isso é algo que poucos fazem, utilizam todas as redes, querem estar em todos os lugares. Isso é um grande equívoco. Foque seus esforços numa rede principal, se torne referência nesse canal e após atingir audiência significativa, avance para as outras.

O maior erro é apenas oferecer produtos a guela abaixo, imagina você conhecer uma pessoa hoje, e no mesmo instante ela te pedir em casamento? Haverá estranhamento, rejeição com certeza. Da mesma forma é com o uso das redes sociais para negócios, ela é feito para criar conversas, e a melhor forma disso é se mostrar solicito à resolver um problema.

Aplique a regra 80 / 20. Utilize 80% de suas publicações com conteúdos importantes e relevantes.

E apenas 20% venda seu produto ou serviço.

Procure a rede social que o seu consumidor está!

Isso é algo que poucos fazem, utilizam todas as redes, querem estar em todos os lugares. Isso é um grande equívoco. Foque seus esforços numa rede principal, se torne referência nesse canal e após atingir audiência significativa, avance para as outras.

O maior erro é apenas oferecer produtos a guela abaixo, imagina você conhecer uma pessoa hoje, e no mesmo instante ela te pedir em casamento? Haverá estranhamento, rejeição com certeza. Da mesma forma é com o uso das redes sociais para negócios, ela é feito para criar conversas, e a melhor forma disso é se mostrar solicito à resolver um problema.

Aplique a regra 80 / 20. Utilize 80% de suas publicações com conteúdos importantes e relevantes.

E apenas 20% venda seu produto ou serviço.

  • Para vendas presenciais, crie um processo de relacionamento. O que significa isso. Crie um roteiro crie uma lista de tarefas:

    – Defina um dia da sua semana para resgatar contatos com aqueles que compraram de vocês e não se falaram mais.

    – Estipule ao menos 30 minutos por dia para interagir com as pessoas que engajam com seu conteúdo nas redes sociais, nunca se esqueça que as pessoas estão ali para conversar.

    – Treine explicar sobre seu negócio em apenas 30 segundos, sabe aquela velha história de venda de elevador, imagina encontrar o investidor ou cliente dos seus sonhos e ter só 30 segundos para convencê-lo que você é a melhor para solução para ele. Isso tecnicamente se chama PITCH, treine, treine, treine, você ficará bom nisso

    Se o seu mercado é B2B, é obrigatório ter um perfil no LinkedIn e uma página para sua empresa. Estar na maior rede social de profissionais do mundo é um excelente canal para geração de demanda, mas isso é assunto para um outro artigo, existem muitas variáveis que é importante destacar. A

    Para vendas presenciais, crie um processo de relacionamento. O que significa isso. Crie um roteiro crie uma lista de tarefas:

    – Defina um dia da sua semana para resgatar contatos com aqueles que compraram de vocês e não se falaram mais.

    – Estipule ao menos 30 minutos por dia para interagir com as pessoas que engajam com seu conteúdo nas redes sociais, nunca se esqueça que as pessoas estão ali para conversar.

    – Treine explicar sobre seu negócio em apenas 30 segundos, sabe aquela velha história de venda de elevador, imagina encontrar o investidor ou cliente dos seus sonhos e ter só 30 segundos para convencê-lo que você é a melhor para solução para ele. Isso tecnicamente se chama PITCH, treine, treine, treine, você ficará bom nisso

    Se o seu mercado é B2B, é obrigatório ter um perfil no LinkedIn e uma página para sua empresa. Estar na maior rede social de profissionais do mundo é um excelente canal para geração de demanda, mas isso é assunto para um outro artigo, existem muitas variáveis que é importante destacar. Aguarde.