VENDAS SOCIAIS: SAIBA OS BENEFÍCIOS DESSA ESTRATÉGIA PARA SOBREVIÊNCIA DE SEU NEGÓCIO
Você já parou para pensar por onde anda o seu cliente ultimamente? Que tipo de conteúdos ele consome? Ou como é o seu processo de compras?
Diferentemente de alguns anos atrás, hoje o seu consumidor está em um lugar onde você com certeza também tem acesso: a internet.
Se você está lendo esse texto, é provável que o tenha encontrado enquanto procurava por alguma solução ou enquanto navegava por alguma das minhas redes sociais.
E se esse conteúdo te cativar e gerar o valor que você espera, temos uma chance de iniciarmos um relacionamento, certo?
Se relacionar não significa necessariamente vender, muito pelo contrário, a venda é apenas uma das consequências, que um relacionamento realmente verdadeiro pode trazer para você.
Você pode também, conquistar autoridade no seu segmento de atuação, através da produção e distribuição de conteúdos – que, sem dúvidas, é um dos melhores caminhos para engajar e cativar as pessoas com quem se relaciona.
Agora, se tudo isso faz sentido para você, pense comigo… Por que esse tipo de estratégia também não faria sentido para o seu negócio?
Mais da metade do mundo está conectada a internet de alguma forma, e as redes sociais, são canais que bilhões de pessoas usam todos os dias. Uma certeza nós podemos ter, cliente está no meio dessa multidão de pessoas conectadas online.
Se você acredita que criar um relacionamento verdadeiro e de longo prazo com seus possíveis clientes dentro das redes sociais possa ser muito benéfico para o seu negócio, fique aqui neste artigo!
Vamos falar de uma poderosa estratégia que já está sendo utilizada por muitas empresas, e que você também pode fazer parte: o social selling.
O que é Social Selling
Bom, mas do que se trata essa estratégia?
Social selling ou vendas sociais, é um conjunto de atividades que envolvem, prospecção, relacionamento e vendas por meio das redes sociais.
E como ela pode te ajudar? Por exemplo, aumentando a intensidade das suas interações com os clientes, ou prospects.
Ou você não gostaria de criar e manter relacionamentos duradouros de longo prazo, que por consequência, podem contribuir para o aumento das vendas?
Quem se aproveita do social selling, geralmente, produz e distribui conteúdos ricos e educativos através de suas redes sociais.
Você ainda não produz conteúdos? Então esse pode ser um ótimo caminho para sua empresa transmitir conhecimento, ganhar autoridade em seu segmento e gerar valor real para as pessoas.
Tudo o que você deseja, não é mesmo?
As redes sociais, porém, não são consideradas ferramentas de vendas, apesar de apresentar grande potencial. Por isso, conhecer o seu cliente e planejar a forma pela qual você vai se comunicar é essencial.
Uma ótima oportunidade para aprofundar suas relações e se aproximar das pessoas que gostam do seu trabalho!
Quando você lê alguma coisa ou vê algum vídeo, você tem a expectativa de aprender algo, certo?
Justamente por isso o importante é ser útil e gerar valor. Toda interação deve contribuir com a evolução do seu cliente, ou seja, a pessoa que ter acesso ao seu material deve sair melhor ao ler, ver ou ouvir seu conteúdo.
Uma ótima maneira de fazer isso é personalizando suas abordagens de acordo com a fase em que a pessoa se encontra no processo de vendas, esse assunto merece outro material específico descrevendo como são cada etapa.
Assim, estreitamos nossos laços e as chances de construirmos uma relação de confiança aumentam demais!
Tudo isso parece muito interessante, certo? Mas o que eu ganho com a utilização dessa estratégia?
O melhor motivo para fazer tudo isso é a possibilidade de interagir em tempo real com os consumidores.
O contato próximo nos permite conhecer ainda mais nossa persona.
Podemos, por exemplo, acompanhar quais páginas as pessoas curtem, quais conteúdos elas compartilham e quais tipos de comentários elas fazem.
Você não perderia essa oportunidade de conhecer mais de perto seus futuros clientes, né?
Além disso, aproveite para saber mais sobre seus hábitos pessoais de vida, como seu time de coração, sua data de aniversário e sua última viagem.
Essas informações são excelentes para quebrar o gelo, descontrair a conversa e iniciar uma relação!
Além disso, que tal aproveitar e expandir sua de contatos? Por meio do social selling você também pode construir, ou aumentar, seu networking, fortalecendo laços existentes e criando novas conexões.
É importante lembrar que nem todas as pessoas com quem você se relaciona estão no momento de comprar sua solução.
A sua intenção aqui é construir uma relação de troca genuína de longo prazo, e não somente converter vendas.
Como você se sente quando alguém que você nem conhece tenta vender algo para você? Talvez um pouco desconfortável e com várias objeções, não é mesmo?
Nem sempre uma venda é o melhor resultado de um relacionamento. Podemos firmar ótimas parcerias estratégicas ou conhecer um novo produto ou serviços que podem ajudar o nosso negócio.
E já que estamos tão presentes nas redes sociais, por que não aproveitar e monitorar o que estão falando sobre nós?
Ter um profissional com habilidades de análise e comunicação responsável pela área é essencial, o chamado social media. Essa pessoa irá ficar responsável por analisar as menções da sua marca, o crescimento do seu alcance, os comentários que estão sendo feitos em seus posts e as avaliações de seus clientes.
Esse olhar holístico sobre sua empresa vai gerar feedbacks que podem aprimorar sua abordagem de vendas.
Mas que hora vou vender, então?
Ou seja, tenha uma estratégia. Descubra a seguir como definir a sua!
Tudo parece muito trabalho pra você? Acredite que seu esforços será recompensado!
Se você estudar e se planejar tudo vai fluir de maneira bem simples.
Portanto, não é recomendado que você poste conteúdos aleatórios em todas as mídias sociais. Se fizer dessa maneira, existe uma grande possibilidade que seus esforços sejam em vão.
Você se lembra que falamos sobre o quanto é essencial conhecer profundamente o seu cliente?
É aqui que tudo isso tem muito valor. É preciso conectar os seus objetivos de negócios com o perfil do seu cliente.
Quer entrar em contato com empresas? É muito provável que o seu prospect esteja no Linkedin.
Agora, se você quer se relacionar diretamente com um consumidor final? Opte pelo Facebook, Instagram, Twitter ou Pinterest.
Uma boa prática é sempre adaptar sua mensagem de acordo com cada rede social que for utilizar.
Afinal, você quer acertar no tom da sua comunicação, certo?
No Linkedin, por exemplo, você pode manter uma postura mais formal e profissional.
Caso esteja conversando pelo Instagram, você pode adotar um tom mais leve e descontraído.
Mas isso é uma regra? Claro que não. Não existe uma regra fixa, e cada caso merece ser estudado com individualidade.
O importante é ser consistente em sua comunicação e garantir que todas elas transmitam os mesmos valores que sua empresa deseja passar.
Qual a relação do social selling com o funil de vendas?
Você gostaria de fazer uma oferta para quem não demonstrou interesse por você? Acredito que não, né?
Na fase de planejamento, é essencial que você leve em conta qual o estágio do funil de vendas o prospect se encontra
Quer conversar com pessoas que ainda não conhecem a sua marca? Então as melhores abordagens serão aquelas que farão com que sua marca chegue mais longe.
Aposte no alcance dos seus conteúdos e os prepare levando em conta em como você pode ajudar seu futuro cliente a resolver sua dúvida atual.
Seja útil e relevante. Entregue valor antes de tudo.
Utilizar influenciadores digitais para aumentar seu alcance e sua autoridade também são alguns possíveis caminhos.
Agora, você pretende converter coletar informações para entrar em contato as pessoas?