COMO GERAR NEGÓCIOS ATRAVÉS DO NETWORKING ONLINE NO LINKEDIN
Achei importante escrever sobre como foram os primeiros 60 dias em quarentena para enfatizar que estar com restrições de deslocamento não me impediram de conhecer novas pessoas, fazer boas parcerias, integrar grupos multidisciplinares mesmo sem poder sair de casa.
Existem muitas formas de se fazer networking e, principalmente gerar negócios, é o que toda empresa necessita para sobreviver não é mesmo.
Mas falar de vendas sociais ou social selling ainda é um tema incompreendido por muitas pessoas, mas podemos definir pontos principais que empresas ou profissionais devem ficar atentos para se criar um ambiente digital gerador de oportunidades.
Vamos lá, o Linkedin, como você já pode perceber é o melhor canal para você que presta serviços ou vende produtos para empresas. No Brasil já são mais de 35 milhões usuários qualificados utilizando a rede. Cujo perfil está caracterizado por decisores de topo na hierarquia. Porém essas empresas ou grandes executivos se conectam com aquelas que se encaixam em seus propósitos, além de interesses comerciais.
Para aproveitar o máximo desse canal, separei algumas etapas fundamentais para você aplicar e ter sucesso na rede.
- Perfil campeão
Configure seu perfil para que ele seja mais facilmente encontrado e realmente demonstre toda sua capacidade técnica e habilidades pessoas. Para isso basta preencher todas as informações que a própria plataforma exige.
Essa etapa é fácil, foque numa boa escrita e nas palavras-chave principais da sua área de atuação na sua headline, digamos que é a área nobre de seu perfil, escolha com cuidado as palavras dessa parte, elas são responsáveis para que seu nome seja encontrado numa busca.
Dando continuidade, capriche no seu resumo profissional, tome cuidado para não escrever palavras repetidas, os sistemas de buscas estão cada dia mais inteligentes, portanto pode utilizar sinônimos para representar suas palavras-chave, valorize também as áreas de Experiência e descreva com riqueza de detalhes suas tarefas e responsabilidades.
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Encontre as melhores conexões
Essa etapa, merece mais dedicação, pois deve estar vinculada ao seu IPC (Perfil de Cliente Ideal), vamos imaginar que você venda software SAAS para contabilidade, a melhor maneira de encontrar os clientes do seu perfil é definir seus decisores e fazer a busca booleana, que nada mais é do que fazer combinações com os seguintes operadores:
- OR – é utilizado para definir “OU”.
- AND – utilizado quando desejar incluir algo, nesse caso incluímos o setor, CONTABILIDADE, você poderia colocar ao final AND e incluir a região, exemplo: São Paulo
- NOT – para excluir termos, cargos ou regiões de sua pesquisa.
Veja na figura abaixo como fazer isso:
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Faça networking
Não adianta fazer novas conexões e não se comunicar com sua rede.
A melhor forma de dar início a uma conversa é criar RAPPORT, que é criar afinidade com a outra parte ou uma ligação de empatia.
Continuando com o exemplo de contabilidade, para ficar mais didático. Você tem conhecimentos técnicos e interesses similares ao da persona correto?
Destine um pouco de tempo, para entender as percepções dessa pessoa nas suas próprias atividades, suas publicações ou comentários e encontre algum assunto que você também poderá falar a respeito com propriedade, é uma forma de criar essa conexão.
Faça esse exercício, as pessoas se aproximam daqueles que apreciam das mesmas coisas, mesmo pensamentos e valorizam a sensação de pertencimento.
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Participe de comunidades
Desde que o mundo é mundo, os indivíduos necessitam conviver em grupos ou tribos. Portanto os tantos grupos ou comunidades em redes sociais estão apenas transferindo o modo como nós seres humanos precisamos conviver e trocar experiências, até mesmo para nossa sobrevivência.
Exatamente, no início da pandemia do covid-19 foi convidada para colaborar num desafio para gestores B2B, e desde então foi aumentando a quantidade de participantes e hoje temos uma comunidade com mais de 40 pessoas, focada em solucionar problemas reais propostos pelos participantes, sabe como isso tudo surgiu? Através de uma iniciativa minha, para conversar sobre ideias de negócios com o Thiago Lacerda, perceba quanto é importante abrir conversas, além do crescimento profissional pela troca, não sabemos onde podem parar nossa iniciativa.
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Seja um Givers Gain
É isso mesmo, “Doar” é a melhor maneira de ganhar. Quando trazemos isso para o ambiente digital, o que você pode doar para alguém? Conhecimento, técnicas ágeis, dicas práticas, enfim, a grande chama do marketing de conteúdo é baseada nesse conceito, por isso dá certo, pois segue as regras da natureza, de um universo abundante, quando doamos o que temos de melhor, de forma genuína, somos retribuídos.
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Faça follow up
Esse ponto é muito criticado, sabemos que nem vendedores possuem o hábito de fazer follow up com frequência, imagine pessoas fora dessa necessário.
Mas é de extrema importância, mas no seu caso será um follow up mais leve, não estará falando de venda e sim retomando um contato, simpático, não invasivo.
No Linkedin, as pessoas são mais acessíveis, falo isso por experiência própria, tenho tido abertura com gestores e CEO’s de grandes empresas líderes de mercado na América Latina, e isso tem aberto grandes portas.
Dessa forma que consegui fazer da minha quarentena um período de muito movimento, de conexões, projetos e grandes parcerias.
Esse movimento, será frequente a partir do covid-19, pois empresas e profissionais se sentiram na necessidade de dominarem os meios digitais, nós iremos retomar as vidas, saindo de casa, voltando a frequentar eventos, mas você continuará aproveitando toda oportunidade que a internet permite, o mundo está nas suas mãos, aproveite melhor isso tudo.
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